Pular para o conteúdo

Lembra daquele barulho icônico quando alguém que você queria muito conversar acabava entrando online? E aquele depoimento tão importante pra você? Bom, assim como tudo que acontece em nossas vidas, algumas coisas inevitavelmente terminam. Porém, dificilmente são esquecidas.

Os anos 90 até meados dos anos 2000 foram realmente importantes para nós: Orkut, MSN e muitas outras formas de comunicação apareceram e fizeram a alegria (ou tristeza) de muitas pessoas.

Infelizmente, muitas destas plataformas foram excluídas graças ao aparecimento de outras sofisticações. Um exemplo disso é o Facebook, conseguindo acoplar naturalmente algumas das funcionalidades de cada plataforma citada.

Você é uma das pessoas que morrem de saudades destas funcionalidades? Para te fazer feliz, preparei um conteúdo exclusivo para você sentir o verdadeiro gostinho de 2000.

MSN entrou online

Também chamado de Windows Live Messeger, o MSN conseguiu bastante brilho graças a suas mensagens instantâneas. Sendo desenvolvido em 1999, este programa diretamente produzido pela Microsoft conseguiu espaço no Windows XP, sendo responsável por desbancar o até então famoso ICQ.

MSN

Sua praticidade era única, uma vez que seu login era simplificado junto a conta de e-mail do MSN/Hotmail/Live.

Falando um pouco mais das queridas funcionalidades do MSN, é possível vislumbrar o envio de vídeos, áudios e vídeos quase que instantaneamente na mesma conversa, podendo a mesma ser com uma pessoa ou um grupo. Com o tempo, estas funções foram colocadas para trás graças a outros serviços de chat com integração, assim como o Google Talk (hoje utilizado como Hangouts) e o Facebook. Na mesma época, o Skype estava emergindo de maneira veloz, fazendo a migração do MSN para o mesmo em 2013.

Para quem infelizmente não possuía muito contato com alguém que estava longe, fora do estado ou do país, a webcam poderia ser utilizada para realizar vídeo conferencia. Incrível, não é?

Depoimentos do ORKUT

A plataforma do Orkut foi o ultimo serviço a ter seu fim oficializado.

ORKUT

Sendo criado no começo de janeiro, este serviço do Google foi a principal rede social da época até ser infelizmente deixado para trás com o Facebook.

Após seu login no Orkut, você será levado para sua própria página. Dentro da mesma, assim como o Facebook atual, você terá a oportunidade de colocar sua descrição, particularidades e álbuns. Além disso, uma das melhores coisas era a possibilidade de escrever depoimentos fixos na página das pessoas, além de scraps públicos e privados.

Para você entender o tamanho deste serviço, no seu pico de usuários, o Orkut chegou a ter mais de 30 milhões de usuários ativos. Entendeu o tamanho disso? É correto afirmar que pelo menos metade de todo o Brasil, com acesso à internet, tinha pelo menos um usuário na plataforma. Este número não é exato, uma vez que existiam diversos perfis fakes.

Você lembra das comunidades? Pois é! Tais comunidades tinham o nome do assunto, junto a murais que diversos usuários se adicionavam e conversavam sobre algum determinado assunto.

O antigo ICQ

ICQ

Antes de todas estas formas incríveis de comunicação, o ICQ dominava o PC de grande parte dos internautas. Assim como o MSN, o ICQ conseguia realizar mensagens instantâneas, evolucionando todas as maneiras de comunicação da época. É correto afirmar que, se não fosse o ICQ, tanto o MSN quando o próprio Facebook que utilizamos hoje em dia não existiriam, uma vez que muitas das suas particularidades foram vistas e adaptadas.